![]() |
| RASTROS DO ANIMAL FORAM ENCONTRADOS NO SUL DA CHINA (FOTO: REPRODUÇÃO/NIGP) |
Estima-se que as pegadas tenham ocorrido durante o período Ediacarano, o que as torna as mais antigas de animais já registradas. Os rastros foram encontrados na área de Yangtze Gorges, no sul da China, e possuem duas fileiras irregulares que aparecem em diferentes formas.
Segundo os pesquisadores, essas características indicam que as pegadas são de animais de simetria bilateral, com duas patas ou partes que os ajudavam a sair da água. "Animais usam suas partes para se moverem por ai, construir suas casas, lutar, se alimentar e às vezes para acasalarem", afirmou o geólogo Shuhai Xiao da Universidade de Virgínia em entrevista ao jornal The Guardian.
A maioria dos rastros tem alguma conexão com buracos, evidências que sugerem que os bichos provavelmente entravam nos locais em busca de sedimentos para conseguir oxigênio e comida.
Xiao ressalta que os animais provavelmente eram um tipo de inseto, mas que não há como saber ao certo com os materiais encontrados até o momento. "Não sabemos exatamente qual animal deixou essas pegadas, além do fato de que esses animais provavelmente eram bilateralmente simétricos", disse.
"A não ser que o animal tenha morrido e sido preservado perto dos rastros, é difícil dizer com certeza qual é sua origem."
Fonte: Revista Galileu


0 comments:
Postar um comentário